Os super e ultra condensadores ou condensadores de dupla camada (EDLCs-electric double-layer capacitor), constituem uma revolução na filosofia do mundo dos condensadores e note-se que se trata de produtos que ainda estão em fase de desenvolvimento, pelo que será de esperar mais nos próximos anos mais novidades a este nível.
Face aos condensadores tradicionais de electrólito liquido os condensadores super e ultra capacitors, são dispositivos que conseguem num volume muito menor armazenar muito mais energia.
Assim um condensador de 16,5 uF (1KVAr) tradicional, do tamanho de um iogurte, tem o seu equivalente em super condensador, um dispositivo que não é maior que uma pilha de 1,5 V LR6 AA.
+ Vantagens;
Vida longa, com pouca degradação ao longo de centenas de milhares de ciclos de carregamento e descarga.
Duram quase uma vida inteira, o que faz com que o dispositivo seja amigo do ambiente.
Um condensador tradicional a óleo não dura mais que 20-25, 30 anos no máximo e já com algumas das suas propriedades degradadas.
Baixo custo por ciclo de carga e descarga.
Boa reversibilidade.
Taxas de energia muito altas de carga e descarga.
Muito baixa resistência interna e consequente ciclo de alta eficiência (95% ou mais) e extremamente baixos níveis de aquecimento.
Potência de saída muito mais alta.
De acordo com os resultados de testes (Instituto de Estudos de Transporte, Davis, Califórnia), o poder específico de condensadores de camada dupla eléctrica (super e ultra capacitors) pode exceder 6 kW/kg em 95% de eficiência.
Melhoria da segurança o do impacto ambiental, nenhum electrólito corrosivo e baixa toxicidade de materiais.
Encapsulamento em PEX (Polietileno reticulado) em vez de PVC.
Métodos de carga simples — nenhuma detecção de carga completa são necessários; não há risco de sobreaquecimento.
A distância entre placas é da ordem das milésimas de milímetro o que permite ainda mais miniaturização do dispositivo.
A redução de tamanho nos ultra e supercondensa dores permitem menor ocupação de espaço e menores cargas a transportar pelo que os custos de transporte são drasticamente baixos.
Materiais:
Em geral, os EDLCs (condensadores de dupla camada ou super e ultra capacitors) melhoram a densidade
de armazenamento através da utilização de um material microporoso, tipicamente carvão activado. O
carvão activado é uma forma extremamente porosa e "espongiforme" de carbono . Normalmente é um pó composto por partículas extremamente finas mas muito “abrasivo", que formam uma superfície de baixa densidade com muitos buracos microscópicos. Como o carbono não é um bom isolador (vs. Excelentes óleos isolantes usados em dispositivos convencionais), o carvão activado não é o material "perfeito, nem ideal " para este tipo de dispositivos. A partir de 2010 praticamente quase todos os supercondensadores comerciais usam carvão fino activado em pó.
Existem em pesquisa e desenvolvimento, mas com um aumento de custo significativo no dispositivo final, dispositivos EDLCs , com base em carbonos sintéticos que são activados com hidróxido de potássio.
1- Diminuição da voltagem eficaz para valores próximos dos estandardizados.
2- Interrupções de curta duração de fracções de segundo.
3- Variações muito rápidas da tensão.
4-Pequenos picos de tensão.
5- Distorção harmónica.
6-Flutuações aleatórias da tensão.
7- Ruido na sinusóide...''
Sem comentários:
Enviar um comentário