COMO CALCULAR A POTÊNCIA NECESSÁRIA DE UM BANCO DE CONDENSADORES - PASSO A PASSO
1 - Ligue a aparelho de medida
2 - Solicite ao cliente que ligue todas as cargas. Motores trabalhando em vazio consomem mais kVAr do que motores com carga. Desta forma, é suficiente apenas ligar todos os motores da empresa, mesmo que em vazio.
3 - Monitore o kVAr faltante e a distorção harmônica total por 10 minutos.
4 - Anote na folha de dados os valores medidos.
5 - Se o kVAr faltante for menor que 10kVAr e a empresa não for uma indústria, recomendamos utilizar banco de condensadores do tipo semi-automático. Se a empresa for uma indústria, recomendamos utilizar banco de condensadores do tipo automático com 20% a mais de potência do que o kVAr faltante medido.
6 - Se o kVAr faltante for maior que 10kVAr, recomendamos utilizar bancos de condensadores do tipo automático com 20% a mais de potência do que o kVAr faltante medido.
7 - Se a distorção harmônica total de tensão for maior que 3% ou a distorção harmônica total de corrente for maior que 10%, utilizar bloqueadores de harmônicas.
8 - Se a distorção harmônica total de tensão for maior que 7% ou a distorção harmônica total de corrente for maior que 30%, entrar em contato com nossa empresa, pois a solução precisa ser melhor avaliada junto com o nosso Dep Técnico.
9 - Se o cliente tiver cabine primária e a medição da concessionária/operadora for feita na média tensão,instalar um banco de condensadores fixo de 3 a 5% da potência do transformador.
Sem comentários:
Enviar um comentário