Os controladores de energia elétrica são equipamentos que melhoram a qualidade da energia e estabilizam a corrente elétrica, reduzindo assim o consumo de energia dos equipamentos elétricos. A “tecnologia inteligente” utilizada associa dispositivos indutivos, capacitivos e resistivos que associados a filtros híbridos e super condensadores, permitem eliminar na totalidade todas as interferências na rede da instalação.
Os controladores funcionam como filtros ativos que atuam nos picos de corrente, nas distorções harmónicas e noutras interferências trazidas pela rede elétrica, melhorando o fator de potência. A sua eficácia permite reduzir os consumos de energia ativa até 30%.
Em geral, 30% da eletricidade que entra numa instalação é desperdiçada por carga indutiva, por algum dos equipamentos elétricos. Os controladores aumentam o percentual de consumo eficiente de energia elétrica recebida através da redução do consumo, reaproveitam a energia desperdiçada, estabilizam o equilíbrio da tensão da fonte de corrente o que se traduz no prolongamento da vida útil dos equipamentos elétricos e na proteção do nosso meio ambiente.
Os controladores de energia são sempre eficazes independentemente da instalação eléctrica dado que não existem instalações completamente isentas de interferências. À exceção de instalações que já disponham de sistemas de compensação ou que se localizem perto de uma fonte de energia, os controladores garantem sempre no mínimo uma redução efetiva.
Poderá considerar que a poupança média é de 15% sobre o valor de consumo de energia. Caso pretenda poderemos fazer uma análise dos consumos da sua instalação e apresentar uma proposta à medida.
Porque além de ser uma tecnologia recente, não existe interesse por parte da rede de distribuição em informar o cliente que a energia que chega à sua instalação tem desperdícios e perdas e que paga cerca de 15% a 20% a mais por essa energia que não chega a consumir. Este custo poderia ser evitado e por este motivo existe muito pouca informação relativa à qualidade de energia consumida e até relativa aos preços que são praticados e aos seus constantes aumentos.
A diferença mais evidente será a diminuição do ruído de motores. A qualidade melhorada da energia vai diminuir a queima de lâmpadas e eliminar o risco de queima de equipamentos elétricos.
Os controladores têm uma vida útil de cerca de 80.000 horas, aproximadamente 9 anos.
Em média o valor dos controladores é recuperado num período inferior a oito meses no entanto o período de amortização está diretamente relacionado com a quantidade de consumo de energia da instalação e da sua potência. O período é menor quando existe mais consumo e menos potência e será maior quando existe menos consumo e mais potência.
Os controladores têm uma garantia de 2 anos. A sua assemblagem protege todos os seus componentes, não poderão ser abertos e não necessitam de manutenção. Caso pretenda poderemos estender a garantia pelo prazo de vida útil.
Não. Caso ocorra alguma anomalia, os controladores entram em desligamento protegendo sempre a sua instalação elétrica. Como são colocados em paralelo nunca existe o risco de interrupção do fornecimento.
Caso abra um controlador deverá de imediato isolar a área abrangida e entrar em contacto connosco. Os controladores são devidamente assemblados e protegidos pois contém elementos químicos corrosivos e a violação da sua assemblagem poderá ser nociva para a saúde e para o meio ambiente.
Em caso de avaria deverá contactar o mais brevemente possível ao nosso Departamento Técnico para que lhe possamos prestar toda a informação necessária à resolução da mesma.
Sem comentários:
Enviar um comentário