Subscrever a Newsletter

* indicates required

sábado, 19 de julho de 2014

FATOR DE POTÊNCIA: COMO TRANSFORMÁ-LO EM UM FATOR DE ECONOMIA ?

O que é fator de potência?
O fator de potência é a relação entre potência ativa e potência reativa. Ele indica a eficiência com a qual a energia está sendo usada. Um alto fator de potência indica eficiência alta e um baixo fator de potência indica eficiência baixa.
A maioria das cargas dos sistemas de distribuição de energia são indutivas. Como motores, transformadores, reatores de iluminação entre vários outros.
A principal característica das cargas indutivas é que elas necessitam de um campo eletromagnético para operar. Por este motivo, elas consomem dois tipos de potência elétrica:
 
 
» Potência ativa (kW) para efetuar o trabalho de gerar calor, luz, movimento, etc.
» Potência reativa (kVAr) para manter o campo eletromagnético.
» A potência ativa é medida em Watts (W) ou kilowatts (kW). A potência reativa não produz trabalho útil, mas circula entre o gerador e a carga, exigindo do gerador e do sistema de distribuição uma corrente adicional. A potência reativa é medida em Kilovolt-Amperes-reativos (kVAr).
 
Exemplo: Uma máquina está trabalhando com 200 kW e a energia aparente consumida é de 250 kVA, neste caso o fator de potência é de 80%. Isto quer dizer que a máquina está aproveitando apenas 80% da potência (corrente) que está entrando nela.
 
Por que se preocupar com o fator de potência?
Principalmente para reduzir o valor das contas de energia elétrica. Sua concessionária de energia elétrica fornece potência ativa (kW) e potência reativa (kVAr) para sua instalação na forma de potência aparente (kVA). Apesar da potência reativa não ser registrada no seu medidor de potência ativa, o sistema de transmissão e distribuição da concessionária precisa ser capaz de disponibilizar esta potência adicional. Óbviamente as concessionárias repassam aos consumidores o custo de instalação e manutenção de maiores geradores, transformadores, cabos, chaves, etc.
 
Aumentando da capacidade elétrica do sistema
Capacitores de potência aumentam a capacidade do sistema de carregar potência. Melhorando o fator de potência de uma carga, automáticamente se reduz os kVA. Portanto, você pode, adicionando capacitores, aumentar a potência útil (kW) do seu sistema, sem aumentar os kVA.
O mesmo pricípio se aplica para reduzir as correntes em instalações sobrecarregadas. Corrigir o fator de potência, de 75% para 95%, por exemplo, resulta em corrente 21% menor para os mesmos kW de potência útil.

Melhoria nos níveis de tensão

A queda de tensão provocada pela excessiva demanda de corrente, causa sobreaquecimento e torna os motores mais fracos. Com a diminuição no fator de potência, a corrente da linha aumenta agravando a queda de tensão. Adicionando capacitores ao seu sistema, e obtendo melhores níveis de tensão, você aumenta a eficiência, a performace e a vida útil de seus motores.

Diminuição de perdas elétricas


Há dois tipos básicos de instalações com capacitores: instalações com capacitores individuais ligados em cargas senoidais ou lineares, e instalações com bancos de capacitores fixos ou automáticos ligados na substação de entrada de energia ou de distribuição.
Redução de Perdas (%) = 100 - 100 x
FP original
-------------
FP corrigido
Como escolher os capacitores certos?
A queda de tensão provocada pela excessiva demanda de corrente, causa sobreaquecimento e torna os motores mais fracos. Com a diminuição no fator de potência, a corrente da linha aumenta agravando a queda de tensão. Adicionando capacitores ao seu sistema, e obtendo melhores níveis de tensão, você aumenta a eficiência, a performace e a vida útil de seus motores.
As vantagens da instalação individual são:
» Controle completo. Os capacitores não causam problemas quando muitas cargas são desligadas.
» Não requer comutação separada. O capacitor sempre trabalha junto com o motor.
» Maior eficiência dos motores devido a melhor utilização da potência e redução nas quedas de tensão.
» Motores e capacitores, em conjunto, podem ser relocados mais facilmente.
» Facilidade de escolha do capacitor correto para cada carga.
» Menores perdas na linha.
» Aumento da capacidade de corrente do sistema.

As vantagens da instalação de bancos de capacitores são:


» Menor custo por kVAr.
» Menor custo de instalação.
» Melhoria do fator de potência geral da instalação, eliminando quaisquer tipos de cobrança pelo uso de kVAr.
» O controle automático assegura a dosagem exata da potência de capacitores, ligada a qualquer momento, e eliminando possíveis sobretensões.

Sem comentários:

Enviar um comentário