Tecnologia e Funcionamento dos nossos Controladores de Energia
O Controlador de Energia utiliza a base tecnológica da melhoria da qualidade da energia que pode melhorar a eficiência da rede.
A qualidade de energia corrigida pelo Controlador de Energia é completamente aproveitada pelas cargas ligadas a rede eléctrica permitindo uma poupança no consumo eléctrico.
O Controlador de Energia ajuda a corrigir as perturbações eléctricas tornando a sua rede eléctrica mais eficiente e estável, enquanto também poupa na sua factura da electricidade.
Correcção das Perturbações Eléctricas
Em baixo pode ficar a conhecer as perturbações eléctricas que o Controlador de Energia ajuda a corrigir.
Distorção Harmónica: Quando existem cargas não lineares ligadas à rede eléctrica a corrente que circula nas linhas contém harmónicos e as quedas de tensão provocadas pelos harmónicos nas impedâncias das linhas fazem com que as tensões de alimentação fiquem também distorcidas.
Ruído (interferência electromagnética): Corresponde ao ruído electromagnético de alta frequência, que pode ser produzido pelas comutações rápidas dos conversores electrónicos de potência.
Inter-Harmónicos: Surgem quando há componentes de corrente que não estão relacionadas com a componente fundamental (50Hz); essas componentes de corrente podem ser produzidas por fornos a arco ou por ciclo conversores (equipamentos que, alimentados a 50Hz, permitem sintetizar tensões e correntes de saída com uma frequência inferior).
Interrupção Momentânea: Ocorre, por exemplo, quando o sistema eléctrico dispõe de disjuntores com religador, que abrem na ocorrência de um curto-circuito, fechando-se automaticamente após alguns milissegundos (e mantendo-se ligados caso o curto-circuito já se tenha extinguido).
Subtensão Momentânea (voltage sag): Também conhecido por “cava de tensão”, pode ser provocada, por exemplo, por um curto-circuito momentâneo num outro alimentador do mesmo sistema eléctrico, que é eliminado após alguns milissegundos pela abertura do disjuntor do ramal em curto.
Sobretensão momentânea (voltage swell): Pode ser provocada, entre outros casos, por situações de defeito ou operações de comutação de equipamentos ligados à rede eléctrica.
Flutuação da tensão (flicker): Acontece devido a variações intermitentes de certas cargas, causando flutuações nas tensões de alimentação (que se traduz, por exemplo, em oscilações na intensidade da iluminação eléctrica).
Micro-cortes de tensão (notches): Resultam de curto-circuitos momentâneos, que ocorrem durante intervalos de comutação dos semicondutores de potência dos rectificadores.
Transitórios: Ocorrem como resultado de fenómenos transitórios, tais como a comutação de bancos de condensadores ou descargas atmosféricas.
Sem comentários:
Enviar um comentário